Início » Tecnologia » Windows 8 – Novidades
 
Windows 8 – Novidades
por Andre
Comentar
   
 

Windows 8 - Novidades

Essa semana a Microsoft disponibilizou para download a versão Developer Preview do seu novo sistema operacional Windows 8. Confira as novidades:

Para quem está acostumado com o visual do Windows 7, à primeira vista o Windows 8 assusta com a sua nova interface Metro, a mesma utilizada no smartphone Windows Phone 7. Iterface esta que identifica os aplicativos em uma única tela por meio de quadros de diversas cores que podem ser ícones para programas ou informações atualizadas em tempo real quando o usuário estiver conectado à internet.Esses quadros, chamados originalmente de “Tiles” são criados a cada novo programa instalado.

Quando abertos em modo Metro, os aplicativos são executados em tela cheia e não possuem mais o botão “X” para fechar janela, para isso o usuário deverá apontar para o canto esquerdo inferior e clicar em “Start”.

Não há indicação de quantos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo, sendo necessário fazer a verificação através das teclas Alt+Tab. Contudo isso parece não ser um problema para a Microsoft, pois os aplicativos ficam rodando em segundo plano sem consumir recursos do processador de forma excessiva, bastando um novo clique ou toque sobre o Tale referente ao aplicativo para que volte a ser executado de onde parou.

O botão Iniciar também deixou de existir. Em seu lugar, ao apontar para o canto inferior esquerdo da tela são mostradas 5 opções: Start, que leva devolta à tela com aplicativos em forma de tales; Search, que promove uma busca por arquivos, aplicativos e configurações; Share, com a função de compartilhar screenshots; Devices, para interação com dispositivos e Settings, que oferece opções de configuração para cada aplicativo aberto em primeiro plano.

O Internet Explorer agora em sua versão 10 também sofreu uma grande mudança, sendo a principal delas a barra de endereços que agora se localiza na parte de baixo do navegador. Os sites favoritos agora ficam visíveis na própria tela em forma de blocos, podendo ser acessados rapidamente pelo usuário.

No quesito aplicativos, o Windows 8 traz 11 jogos, além de uma nova versão do famoso Paint e novas ferramentas de música. O Twitter e Facebook também ganharam aplicativos nativos no sistema. Entre outros aplicativos estão: leitor de feeds RSS, previsão do tempo, alarme, Windows Media Center e Windows Media Player.

Apesar da grande diferença apresentada entre a interface do Windows 8 e a versão anterior, após alguns minutos de navegação já é possível compreender a sua lógica. Além disso, a Microsoft se precaveu e optou por manter uma interface parecida com a utilizada no Windows 7, que pode ser acessada através da combinação de teclas Alt+Tab.

Como se trata de uma versão de testes, alguns bugs e problemas com instabilidade podem ocorrer, sendo altamente desaconselhado a utilizá-la como versão definitiva em seu computador pessoal.

Se você gostou das novidades do Windows 8 você pode baixar a versão Developer Preview do Windows 8.

   
 
RECEBA AS NOVIDADES


 
EXIBIR COMENTÁRIOS
      
CONFIRA TAMBÉM
 

xDicas 2011. Todos os direitos reservados
Sitemap