Início » Tecnologia » Nova Linguagem – HTML 5
 
Nova Linguagem – HTML 5
por Andre
Comentar
   
 

Logomarca HTML 5 (Imagem: Reprodução)

O HTML5 já chegou e promete revolucionar a web com suas novidades. Substituto do XHTML, o novo padrão vem para beneficiar internautas e desenvolvedores.

Confira as novidades e o que muda com o HTML5:

Muda para os internautas:

Maior interação com páginas web e conteúdo multimídia, dispensando a instalação de plugins como flash player, quicktime e windows media para assistir à  vídeos, além de contar com controles de volume, play e pause no próprio navegador, podendo estes serem controlados pelo mouse ou através do teclado.

Usuários de smatphones e outros portáteis também sairão ganhando, uma vez que não será mais necessário fazer a instalação dos plugins, coisa indispensável para quem navega hoje através de um portátil.

Muda para desenvolvedores:

Estrutura de programação organizada e fácil, novos códigos que facilitam a implementação de ferramentas com apenas um comando e padronização das páginas web independente do navegador, já não necessitando mais que os desenvolvedores testem suas páginas em diversos navegadores à  fim de certificar-se de que a navegabilidade e a exibição dos elementos da página estão funcionando corretamente.

O HTML5 trás também novos elementos para serem aplicados na semântica de áreas estruturais em conjunto com a tag

, são eles:

(similar a tag ),

,

Temos ainda antigos elementos que agora aparecem em uma versão simplificada: e para a inserção de áudio e vídeo diretamente no HTML,

, ,epara a inserção de dialogo e figuras de legenda.Uma nova API gráfica para rendenizar imagens 2D  chamada de foi implementada ao HTML5.O código de declaração de uso do HTML5 está mais simplificado do que nas versões anteriores, bastando declarar na primeira linha: .

Um ponto interessante é o fato de que o desenvolvimento do HTML5 não está sendo feito pelo W3C (organização responsável pelo desenvolvimento do padrão HTML e XHTML), mas sim por voluntários desenvolvedores da área.

Como estes desenvolvedores são os principais interessados no desenvolvimento do HTML e conhecem bem os problemas que devem ser solucionados, isso assegura um desenvolvimento sólido e continuo para o HTML5 e quem sabe futuros sucessores.

Para que a tecnologia do HTML5 funcione, é preciso que as páginas web sejam escritas nessa estrutura e os navegadores ofereçam suporte à  linguagem, o que já ocorre ao menos parcialmente em suas versões mais recentes.

Aos poucos as páginas web devem passar por uma reestruturação à  fim de utilizar todas as vantagens e recursos proporcionados pelo HTML5.

Agora é aguardar para ver o que o futuro da web nos reserva.

zp8497586rq
   
 
RECEBA AS NOVIDADES


 
EXIBIR COMENTÁRIOS
      
CONFIRA TAMBÉM
 

xDicas 2011. Todos os direitos reservados
Sitemap