Início » Tecnologia » Mitos e verdades sobre computadores – Parte 4 (Final)
 
Mitos e verdades sobre computadores – Parte 4 (Final)
por Andre
Comentar
   
 

Mitos e verdades sobre computadores - Parte 4 (Final)

Voltamos com a ultima parte de mitos e verdades sobre computadores:

Desligar o computador diretamente no botão Power danifica o disco rígido

Verdadeiro. Era muito comum as pessoas utilizarem este artifício em computadores com as antigas fontes no padrão AT quando o micro travava e a conseqüência disso é que o sistema operacional não tinha como enviar sinais para o disco rígido e fazer com que as partes mecânicas fossem desativadas e voltassem ao seu lugar aos poucos, repousando sem causar danos às trilhas e setores do disco. Dessa forma, o conjunto de discos desabava desequilibrado acarretando os setores defeituosos. O problema já não ocorre nos computadores equipados com fontes ATX e notebooks, pois o sistema de alimentação é cortado aos poucos dando tempo do conjunto desarmar e voltar à sua posição inicial.

O computador não deve ficar em locais ensolarados

Verdade. Utilizar o computador em locais onde a incidência da luz solar é freqüente pode acarretar a diminuição da vida útil dos componentes do PC, podendo inclusive causar superaquecimento quando estiver em utilização.

Não é recomendado olhar diretamente a luz vermelha utilizada pelos mouses ópticos

Verdadeiro. Olhar diretamente a luz do sensor do mouse por um período prolongado pode causar danos à visão, uma vez que se trata de uma luz forte.

Após desligarmos o computador devemos aguardar alguns segundos para tornamos a ligá-lo

Verdadeiro. Os componentes eletrônicos que compõem o computador levam alguns segundos para dissipar a energia acumulada, dessa forma é recomendável aguardar cerca de 10 segundos a fim de evitar uma sobrecarga e conseqüentemente danos ao equipamento.

Encerramos por aqui nossa matéria de mitos e verdades sobre computadores.

Esperamos com isso ter desmistificado algumas das crenças repassadas entre os usuários e que como vimos algumas são mesmo verdades. Já outras não passam de boato ou falta de informações técnica.

   
 
RECEBA AS NOVIDADES


 
EXIBIR COMENTÁRIOS
      
CONFIRA TAMBÉM
 

xDicas 2011. Todos os direitos reservados
Sitemap